Carregando...

terça-feira, 21 de abril de 2015

Cloud, o que é?

terça-feira, 21 de abril de 2015

No começo era apenas o programador e seu computador. Assim que terminava um sistema, copiava num disquete e levava no cliente para atualizar. Trabalhei muito assim quando desenvolvia em clipper, ainda bem que as coisas mudaram... Agora somos confrontados com sistemas rodando em nuvem. Mas o que tenho notado e que muitos desenvolvedores falam sobre o assunto  mas poucos realmente já trabalharam efetivamente com serviços em nuvem. E mesmo os que estão usando a nuvem ainda não estão tirando pleno proveito do que a computação em nuvem pode realmente fazer. Desta forma é necessária uma introdução aos termos usados neste novo cenário.

Vamos começar pelo primeiro nível : IaaS ou infraestrutura como serviço. Nesta categoria se encaixa provedores de serviço como amazon, digital ocean, linode.

O que eles oferecem? Disponibilizam poder computacional para que você possa executar qualquer coisa na infraestrutura deles. A amazon por exemplo tem serviços um pouco mais elaborados como balanceamento de carga, redes internas. Sendo possível construir todo um data center dento da infra estrutura deles.

O próximo nivel é o PaaS ou plataforma como serviço. Nesta categoria encontra-se o openshift, o heroku, etc...

Eles provem o serviço de execução de sistemas em nuvem abstraindo quase que completamente configurações extras. Geralmente essa categoria é destinada as pessoas que tem um aplicativo e simplesmente querem executá-lo sem se preocupar com detalhes de infra como uma configuração de máquina regras de firewall, como escalar o sistema para diversos servidores, etc...

E como último nível temos o SaaS. Que significa software como serviço. O gmail, é um exemplo típico de aplicação assim. A característica dessas aplicações é que a mesma aplicação atende diversos usuários diferentes. Aplicações assim damos o nome de multitenant.



Nenhum comentário :

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Revivendo o blog

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Uau como o tempo passa, o ultimo post foi em 2011 e de lá para cá muita coisa mudou. Fiquei maia velho, mais maduro e ganhei um anjinho, minha filhinha Layla nasceu. Adoeci e estou melhorando com o tempo. Foram transformações incríveis que somente mostram como o ser humano é mutável.

Na área de desenvolvimento muita coisa mudou em minha vida, agora  estou atuando como arquiteto de soluções na  CAPES.

Tem sido incrível o quanto me desenvolvi neste ambiente de trabalho incrível.

A tecnologia evoluiu muito e neste ponto estou procurando não ficar parado, desenvolvimento para cloud, integração de sistemas , micro serviços... Apenas para citar diversas frentes que estou estudando.

Com isso pretendo me comprometer mais e contribuir com a comunidade, agora teremos informações cada vez mais atualizadas sobre tecnologia.

Espero que gostem.



Nenhum comentário :